terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Bientôt

Fechou as cortinas com certa melancolia. Na mochila velha uma muda de roupas, alguns livros com anotações e muita experiência. Observou o velho letreiro que balançava ao vento da lagoa; olhou as dunas quem sabe por uma ultima vez. Deu duas voltas na chave e virou-se, mas deu de cara com ele.

“Você não pode fazer isso.”

“Calma irmãozinho.” Disse com aquele bom e velho sorriso no rosto.

“Calma? Você é louco, como me pede calma tomando uma decisão dessas?”

Sentou na guia e respondeu com uma calma que era comum a ele em todas as conversas.

“Cara vai ficar vivo tudo aquilo que construímos juntos, as lembranças são eternas, elas são cíclicas.”

Ele não percebeu, mas seu interlocutor ferveu de raiva por dentro.

“Lembranças? Elas vão me ajudar a vomitar? Vão beber até ficarem burras e esquecerem-se das conversas da noite?”

“Percebeu? É isso que fica, ficarás bêbado e burro; vai vomitar e vai se esquecer de muita coisa; e quando isso acontecer você vai lembrar-se de mim.”

“E eu vou chorar seu cabeçudo, e sabe o motivo? Foi com você que gastei mais horas conversando (mais horas do que gastei estudando). Quando fiquei interessado naquela menina, foi você que me convenceu que valia a pena investir. O primeiro ‘continue escrevendo’ foi seu.”

O amigo estava inconsolavelmente abatido, não chorava, mas sentia a dor.

“É isso ai man, chegou a hora. E como você mesmo diz: ‘fica o que é verdadeiro’.”

_____________________________________________________________________________

Não consigo entender direito por que meus olhos estão úmidos, faz tão pouco tempo. Nunca te dei nada de valor (talvez algumas cervejas e um jogo de cordas de violão), e sei também que isso não importa muito pra você, mas quero dizer que te dou um pedaço da minha história, um pouco do meu apreço e muito, muito mesmo, da minha admiração. Nesses últimos dias, vamos viver o que você escreveu: “Você vai me ensinar e eu vou te ensinar. Você vai rir de mim e eu vou rir de você.”

Sou grato por muitas coisas, mas talvez a principal delas seja aquela em que você me fez crer. Minhas preces e desejos de boa sorte irão te perseguir aonde você for. Houve, haverá e há-braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário